Histórico

Aqui você encontra dados a respeito do grupo como a sua origem, principais linhas de pesquisa e os membros que o compõe, assim como acompanha os projetos realizados pelo grupo e os artigos publicados em eventos nacionais e internacionais.

Você ainda pode efetuar downloads de artigos e apresentações preparadas pelo grupo, assim como alguns softwares de rede e módulos de simuladores de rede. Caso se interesse pelo grupo e queira fazer parte dele ou contribuir, entre em contato conosco.

O GERCOM foi fundado em Junho de 2003, ainda com o nome de Grupo de Trabalho de Redes de Computadores da UFPA (GTRedes-UFPA), com o objetivo de desenvolver e estimular a pesquisa na área de Redes de Computadores e Comunicação Multimídia na região norte do Brasil.

A idéia de sua criação partiu de alguns alunos da disciplina de Redes de Computadores do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE-UFPA), juntamente com o professor da disciplina, Drº Antônio Jorge Gomes Abelém, e tinha como visão atender uma demanda existente na região.

Passados 8 meses, o grupo mudou para o nome atual, lançando o seu site e voltando suas atenções para o desenvolvimento de pesquisas envolvendo alunos de graduação, mestrado, e especialização.

O grupo busca se tornar um laboratório de excelência em Redes de Computadores e Comunicação Multimídia, apoiando orgãos governamentais e empresas privadas com tecnologia de ponto e profissionais altamente qualificados.