Estudo, Concepção e Validação de Novos Mecanismos na Internet do Futuro para Suporte de Sessões Móveis Multimídia com Alta Demanda de Recursos de Transporte (SMART)

Estudo, Concepção e Validação de Novos Mecanismos na Internet do Futuro para Suporte de Sessões Móveis Multimídia com Alta Demanda de Recursos de Transporte (SMART)

 

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Augusto José Venâncio Neto em 05/03/2015.

 

Descrição: Esse projeto tem como principal objetivo estudo, concepção e validação do arcabouço SMART (Suporte Confiável de Sessões Móveis Multimídia com Alta Demanda de Recursos de Transporte). O SMART segue o modelo desruptivo (clean-slate) para compor um arcabouço holístico no âmbito da Internet do Futuro (IF), e explora tecnologias de Redes Definidas por Software (Software-Defined Networks - SDN) e as enquadrada em aspetos vitais de infraestruturas baseadas em conteúdo para aprovisionar um sistema de comunicação verdadeiramente inovador. A ideia é suportar novos serviços que atuam para alcançar um ambiente de rede confiável e robusto, com capacidade de otimizar o funcionamento da rede e seu controle no sentido visando suportar aplicações multimídia móveis com Qualidade de Serviço (Quality of Service - QoS) e Qualidade de Experiência (Quality of Experience - QoE) garantidos em todo o seu tempo de duração. Além disso, os sistemas da rede tem suas estratégicas, mecanismos e métodos orientados a QoS e a QoE, no sentido de permitir guiar suas decisões de controle e alocação de recursos centrado na satisfação dos usuários móveis. Este projeto está inserido nos esforços do proponente com pretensões nas principais inovações: (i) definir parâmetros que representem os requisitos de QoS e QoE de sessões multimídias móveis; (ii) estender o OpenFlow com novas mensagens e comandos para atender as novas funções do SMART; (iii) predição de mobilidade por mudança de padrão de QoS/QoE tanto nos dispositivos móveis quanto nos APs; (iv) escolha do AP mais adequado aos requisitos de QoS/QoE visando a melhor conectividade sem fio; (v) classificação/priorização de quadros em fluxos multimídia, com proteção das regiões mais importantes do vídeo por meio de técnicas de Unequal Error Protection (UEP); e (vi) balanceamento de carga multi-path multi-homing sobre MPEG-DASH e Multipath TCP para maximizar vazão de dados. As contribuições deste projeto de pesquisa vão além de formação e trabalho conjunto internacional, incluindo um trabalho de extrema relevância em uma área altamente emergente, tendo como perspectiva contribuição no cenário mundial com perspectivas reais. (Projeto de Cooperação Internacional - CNPq - Brasil x Portugal).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eduardo Coelho Cerqueira - Integrante / Augusto J Venâncio Neto - Coordenador / Rui Aguiar - Integrante / Pedro Rosa - Integrante / Flavio Silva - Integrante.

Software Defined Naval Battlefield Network (SD-NBN)

Software Defined Naval Battlefield Network (SD-NBN)

 

Descrição: This proposed research is the first extensive study to explore the operational benefits and impacts of a SDN-based architecture on future Naval battlefield network operations. This SD-NBN project focuses on adapting SDN technologies to tactical networks and developing SDN-based traffic engineering methods including controller and switching design, topology and flow optimization, and monitoring and adaptation mechanisms based on a SDN-based architecture for tactical environments. PIs:The Boeing Company / UCLA.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Eduardo Coelho Cerqueira - Coordenador / Mario Gerla - Integrant

Projeto INSaNE – Improving Network Security at the Network Edge

Projeto INSaNE – Improving Network Security at the Network Edge)

 

Descrição: Projeto que objetiva identificar e classificar o comportamento de redes domésticas, mais especificamente na borda da rede. Ainda, pretende-se detectar dispositivos maliciosos dentro de redes domésticas e, também, evitar que haja o vazamento de dados dos usuários em redes domésticas. Com o uso de técnicas de aprendizado de máquina, análise de séries temporais almeja-se modelar o comportamento da rede a fim de este grupo de dispositivos possam comprometer não só o desempenho da rede, como também da segurança das informações trafegadas.

 

No Brasil, as universidades envolvidas no projeto INSaNE são: Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal do Pará (UFPA) e Federal de Minas Gerais (UFMG). Do lado norte americano, temos a UMASS (University of Massachusetts).

 

Alunos Envolvidos:

Graduação: Adiel Nascimento, Jeffey Blanc e Diego Abreu

Mestrado: Paulo Sena

Doutorado: Airton Ishimori

 

Integrantes:

Coordenador: Antônio Abelém

Supervisor: Igor Carvalho

5GVeMuCloud: arcabouço para a disseminação de fluxos de vídeos em redes veiculares 5G.

5GVeMuCloud: arcabouço para a disseminação de fluxos de vídeos em redes veiculares 5G.

 

Descrição: O projeto 5GVeMuCloud irá avançar o estado-da-arte no que diz respeito a criação e validação de um arcabouço para a disseminação de fluxos de vídeos em redes 5G para ambientes de rede veiculares (Vehicular Networks - VANETs) com foco na descoberta de recursos e conteúdos para a formação e manutenção de nuvens móveis. Além disso, o projeto visa desenvolver algoritmos e protocolos de roteamento para redes 5G (heterogêneas e com recursos na nuvem) que busquem a melhor rota e recursos para disseminar vídeos com QoE em ambientes de computação em nuvem em VANETs 5G, bem como a implementação, avaliação e validação das propostas em ambientes de simulação, emulação e/ou testbed..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eduardo Coelho Cerqueira - Coordenador.

HealthSense: Assessing and Protecting Privacy in Wireless Wearable Sensor-generated Medical Data

HealthSense: Assessing and Protecting Privacy in Wireless Wearable Sensor-generated Medical Data

 

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Aldri Luiz dos Santos em 09/10/2017.

 

Descrição: Estimativas de mercado preveem o uso de mais de 3 bilhões de sensores em 2025, com mais de 30% deles sendo novos tipos de sensores, que estão apenas começando a emergir. À medida que a popularidade e a dependência do usuário em tais dispositivos aumentarem, haverá um surgimento de novos e variados tipos de ataques visando intrusões e quebra de privacidade. Este projeto tem o objetivo de desenvolver metodologias para assegurar a proteção da privacidade, garantindo que os dados fisiológicos vitais do usuário sejam transmitidos confidencialmente de sensores vestíveis (wearables) para um repositório de dados centralizado ou de processamento em nuvem. Chamada Conjunta RNP-NSF para Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Segurança Cibernética.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Eduardo Coelho Cerqueira - Integrante / Aldri Santos - Coordenador / ROSARIO, DENIS - Integrante / NOGUEIRA, MICHELE - Integrante.
Financiador(es): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - Auxílio financeiro.

Mais artigos...

   

Localização

Rua Igarapé Tucunduba - Universitário, Belém-PA, CEP: 66075-123