2011 - Atual | Experimentação no Futuro da Internet entre Brasil e Europa - FIBRE

Descrição: O objetivo principal do projeto FIBRE é a concepção, implementação e validação de uma infraestrutura compartilhada de pesquisa e desenvolvimento em Internet do Futuro que suporte a experimentação conjunta de pesquisadores europeus e brasileiros. Para alcançar este objetivo o projeto executará quatro atividades principais: - O desenvolvimento e a operação de uma nova instalação experimental no Brasil, incluindo a instalação de equipamentos de apoio à experimentação em diversas tecnologias, bem como a concepção e a implementação de um arcabouço de controle para automatizar o uso e a operação da instalação experimental. - O desenvolvimento e a operação de uma instalação experimental na Europa a partir de melhorias e da federação de duas infraestruturas experimentais existentes: OFELIA e OneLab. Duas ilhas OFELIA (i2CAT e UEssex) e a instalação experimental NITOS da UTH serão melhoradas pela i) inclusão de mais recursos físicos (servidores, switches OpenFlow e pontos de acesso sem fio) para poder lidar com um número maior de usuários e de casos de uso, ii) pela evolução dos seus arcabouços de controle (baseado no Expedient e no OMF) e iii) pela incremento da força de trabalho para operar as instalações experimentais. - A federação das instalações experimentais brasileiras e européias, tanto no nível de conectividade física quanto no nível de arcabouço de controle, para apoiar o aprovisionamento de fatias de rede usando recursos das instalações das duas regiões. - A concepção e a implementação de aplicações piloto de utilidade publica para demonstrar o potencial da instalação experimental em Internet do Futuro de larga escala compartilhada entre Europa e Brasil que foi desenvolvida.

Alunos envolvidos: Graduação ( 9) / Mestrado acadêmico ( 13) / Doutorado ( 5).

Situação: Em andamento.

Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Michael Anthony Stanton / Luiz Claudio Schara Magalhães / Jose Ferreira Rezende / Dionne Monteiro / Marcos Salvador / Tereza Cristina M. B. Carvalho / Kleber Vieira Cardoso / Cesar Marcondes / Joberto Martins / José Augusto Suruagy Monteiro / Sergi Figuerola / Serge Fdida

Coordenador: Antônio Jorge Gomes Abelém

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 1.