2008 - Atual | Universal/FAPESPA: Protótipo de uma Rede Orientada a Serviços baseada em IP/MPLS

Descrição: Os recentes avanços nas tecnologias de transmissão óptica, especialmente no que se refere à multiplexação por divisão de comprimento de onda (WDM Wavelength Division Multiplexing) permitiram um aumento na ordem de dezenas de gigabits por segundo na capacidade de transmissão dos enlaces de fibra óptica, tornando-se o alicerce para redes ópticas de próxima geração (ONGN Optical Next-Generation Networks). Além disso, existe outra real necessidade das ONGNs que é eliminar camadas de gerenciamento adicionais e integrar o protocolo IP diretamente à camada óptica (WDM), proporcionando uma arquitetura de rede mais simples e barata. Para viabilizar pesquisas na área de redes existem alternativas como a modelagem analítica, a implementação de protótipos reais e análise através de simulação. As alternativas de simulação e de modelagem analítica apresentam a vantagem do baixo custo, no entanto, nesses casos nem sempre é possível representar adequadamente todas as variáveis envolvidas no sistema/rede, o que pode comprometer a confiabilidade dos resultados obtidos. Portanto, em certos casos a implantação de um protótipo real simplificado que agregue as principais características da rede real pode ser vantajosa e, dependendo da estratégia de implementação adotada, barata. Os objetivos principais do projeto estão listados a seguir: Criar um testbed real para a avaliação de redes IP/MPLS; Analisar a integração do conceito de SONs (Service Oriented Networks) às redes de próxima geração; Desenvolver soluções de qualidade de serviço e gerência de redes para aplicações multimídia; Estabelecer bases para a construção de um protótipo de redes ópticas baseadas no GMPLS; Realizar testes para avaliar as funcionalidades desenvolvidas; Definir os requisitos para um framework de redes de próxima geração; Assegurar a formação e o aperfeiçoamento de estudantes e pesquisadores nos temas de pesquisa relacionados neste projeto.

Situação: Em andamento.

Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado ( 2).

Integrantes: Fernando Nazareno Farias - Integrante / Vagner Nascimento - Integrante / Anderson Nunes - Integrante

Coordenador: Antonio Jorge Gomes Abelém

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 1

Número de orientações: 4.