2008 - Atual | FUTURA-RNP: TIAMHAT - TECNOLOGIAS DE APROVISIONAMENTO DINÂMICO DE CONEXÕES PARA REDES HÍBRIDAS

Descrição: Atualmente observa-se um crescimento na demanda por aplicações científicas de alto desempenho, como física de alta energia, astronomia, bioinformática, telemedicina, visualização remota, entre outras, que caracterizam a chamada e-science. Tais aplicações refletem uma nova realidade de pesquisa onde existe colaboração entre diversos grupos situados em localidades distintas, inclusive em outros continentes. Algumas características dessas aplicações são o grande volume de informações manipulado, que pode chegar à ordem de terabytes e petabytes de dados, e a sensibilidade a atrasos excessivos. Por essa razão, as redes que dão suporte a esse tipo de aplicação devem ser adaptadas para atender os requisitos impostos pelas mesmas. Nesse contexto, as redes ópticas de próxima geração, baseadas na comutação puramente óptica surgem como a melhor alternativa para essas aplicações. Um desafio nessa área diz respeito ao gerenciamento e controle dessas redes de forma automática e dinâmica, o que é importante quando se faz necessário o estabelecimento de conexões com diferentes granularidades, que podem atravessar vários domínios administrativos e que possuem requisitos estritos de desempenho. Por essa razão, se faz necessária a definição de soluções para compor os planos de controle e gerenciamento da rede. Diante disso, o presente projeto possui como objetivos principais: Investigar as soluções DRAGON e AutoBAHN para o plano de controle GMPLS em redes híbridas; Promover uma análise comparativa entre as iniciativas DRAGON e AutoBAHN. Excepcionalmente poderá haver uma comparação com o projeto CHEETAH; A criação de um testbed real para a avaliação de redes GMPLS, baseado em alternativas de baixo custo e em software livre, como o DRAGON. Também será realizado um testbed baseado no AutoBAHN. Excepcionalmente poderá ser avaliada a solução CHEETAH; O teste das soluções desenvolvidas em uma infra-estrutura de redes locais dos laboratórios envolvidos e infraestrutura das redes.

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Mestrado acadêmico ( 2) / Doutorado ( 2).

Integrantes: Jose Ferreira Rezende / Moisés Ribeiro / Antonio Jorge Gomes Abelém.

Coordenador: Anilton Salles Garcia

Financiador(es): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - Auxílio financeiro.