2005 - 2008 Projeto CONECTA: CONtrole EspeCializado para moniToramento e Análise de redes de computadores.

Descrição: Os Departamentos de Informática (TI) das organizações possuem inúmeras atividades operacionais que impedem o deslocamento de um profissional para desenvolver especificamente as atividades de análise e diagnóstico do desempenho da rede. Normalmente, estas atividades somente são executadas quando o tempo de resposta de uma ou mais aplicações começa a ficar comprometido, indicando assim, a necessidade de uma ação corretiva. Esta ação, na maioria das vezes, é baseada apenas no sentimento dos profissionais, sem nenhuma análise ou informação consistente. Os gerentes de TI precisam, de fato, de soluções que lhes forneçam informações estratégicas e consistentes para que possam tomar decisões rápidas e corretas, de modo que eles possam estar sempre focados no "business" da corporação. É com este objetivo que estamos propondo o desenvolvimento de um equipamento especializado (Appliance) para o fornecimento dos serviços de análise, monitoramento e diagnóstico da infra-estrutura de rede das empresas. Através das informações e diagnósticos gerados por esta ferramenta, as corporações terão condições de tomar decisões acertadas para o desenvolvimento, ampliação ou melhorias de sua infra-estrutura de rede. Desta forma, o orçamento poderá ser mais bem utilizado, direcionando gastos para melhorar gargalos, aumentar o desempenho da rede e controlar os serviços oferecidos por outros prestadores de serviços. O Projeto inova, pois propõe o desenvolvimento de um equipamento específico que será projetado para potencializar as funções de análise do ambiente de rede, agregando valor ao fornecimento de serviços altamente qualificados que anteriormente seriam fornecidos somente através da compra de softwares ou contratação de profissionais, que utilizariam a própria infra-estrutura da empresa para fornecê-lo.

Situação: Concluído

Natureza: Desenvolvimento.

Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Especialização ( 1) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0).

Integrantes: Weverton Cordeiro - Integrante / Cassius Gomes Abelém - Integrante / Antonio Jorge Gomes Abelém - Coordenador.

Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Secretária de Tecnologia e Meio Ambiente do Estado do Pará - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2.