2004 - 2006 WebProcessServices: Uma Abordagem Flexível para Gerência de Processos de Software baseados na Internet

Descrição: O objetivo geral do projeto é disponibilizar a funcionalidade de Gerência de Processos de Software através de Serviços Web baseados em Software Livre. Isto ocorre em resposta à demanda por soluções que integrem diferentes serviços necessários para desenvolvimento de software em prol de uma Sociedade de Serviços livre, acessível através da World-Wide Web e que permita sua utilização independente da linguagem de programação ou plataformas adotadas. Destaca-se ainda a necessidade de se propor uma solução escalável, isto é, que demonstre na prática a viabilidade tanto na condução de pequenos projetos quanto na coordenação de atividades envolvendo grande quantidade de profissionais dispersos geograficamente. Finalmente, grande ênfase é dada na avaliação formal da proposta. O projeto foi aprovado na chamada 001/2003 de Software Livre do CT-INFO do MCT/FINEP, obtendo auxílio financeiro no total de R$ 85.000,00 (distribuído em material permanente, de consumo e passagens aéreas). O Departamento de Informática da Universidade Federal do Pará é o principal executor do projeto que conta com a Filial Belém do SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) como co-executora.

Situação: Concluído

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 4) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 3).

Integrantes: Rodrigo Quites reis - Coordenador / Carla Lima Reis - Integrante / Eloi Favero - Integrante / Antonio Jorge Gomes Abelém - Integrante.

Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.