2002 - 2004 Suporte para difusão seletiva em Redes Óticas com controle baseado no GMPLS

Descrição: Sub projeto do projeto QUARESMA Descrição Resumida: O MPLS, apesar de estar sendo estendido através do GMPLS para trabalhar também com comutação por divisão de tempo, por comprimento de onda e por divisão de espaço, ainda possui uma série de questões em aberto no que diz respeito à difusão seletiva. A grande maioria das definições e das padronizações sobre MPLS foi feita apenas para a comunicação ponto a ponto ("unicast") (Rosen et al, 2001), deixando o contexto da difusão seletiva para trabalhos futuros. Na difusão seletiva baseada em comutação por rótulos, o estabelecimento de um caminho comutado por rótulo (LSP) pode ser disparado de três formas (Omms et al., 2002): orientado por requisição, orientado por topologia ou orientado pelo tráfego. No entanto, não há consenso sobre qual é a melhor alternativa, uma vez que todas apresentam virtudes e desvantagens. Da mesma forma, existem controvérsias no tipo de controle a ser adotado na difusão seletiva (independente ou ordenado) e na maneira de atribuir rótulos para uma determinada classe de equivalência, que pode ocorrer tanto a partir do LSR de saída do enlace, nas variações sob demanda ou não solicitada, como a partir do LSR de entrada do enlace, nas formas sob demanda, não solicitada ou implícita. O objetivo deste projeto é Investigar os principais desafios e propor soluções alternativas para a adequação da difusão seletiva, em especial do IP Multicast, às redes ópticas baseadas em comutação por rótulos.

Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0).

Integrantes: Antonio Jorge Gomes Abelém - Coordenador

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Número de produções C, T & A: 5.