Antônio Abelém

É doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). É professor efetivo, nível associado, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Faz parte do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação desta instituição desde a criação do mesmo. Desde 2010 ocupa o cargo de diretor-presidente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, parceria da Universidade Federal do Pará ? UFPA com o Governo do Estado, sendo um dos responsáveis pela implantação do parque. É associado e diretor de eventos e comissões especiais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É editor chefe da Revista Brasileira de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Atua como membro do comitê do programa e revisor de conferências, workshops e periódicos nacionais e internacionais. É membro do IEEE e representante da UFPA junto ao Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC). Coordena o Grupo de Pesquisa em Redes de Computadores e Comunicação Multimídia - GERCOM (http://www.gercom.ufpa.br/) (cadastrado no cnpq), a partir do qual coordena e participa de diversos projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico no âmbito regional, nacional e internacional. Foi um dos mentores e coordenador técnico do projeto da Rede Metropolitana de Belém (MetroBel) e hoje é o atual coordenador administrativo desta Rede. Atua nas áreas de sistemas de apoio à inovação e de ciência da computação, com ênfase em redes de computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: internet do futuro, redes definidas por software, redes sem fio, mobilidade, arquitetura TCP/IP, multicast, Qualidade de Serviço (QoS), Qualidade de Experiência (QoE) e segurança.

He is Associate Professor on the Computer Science Faculty at the Federal University of Pará (UFPA) in Belém, capital of the Brazilian state of Pará. He holds a B.Sc. degree in electrical engineering from the same University, an M.Sc. degree in Computer Systems from the Catholic University of Rio de Janeiro (PUC-Rio) and a doctorate in Informatics also from PUC-Rio. He was the General Coordinator of the 25th Brazilian Symposium of Computer Networks and Distributed Systems (SBRC 2007), which was held in Belém. He is local coordinator of MetroBel Project, which has developed an optical metropolitan area network (MAN) project in Belém, based on community ownership of the telecommunications infrastructure, and used to interconnect the higher education and research institutions in Belém. He is a member of the IEEE Communications society and Brazilian computer society (SBC). He represented the Brazilian Computing Society (SBC) as a member of the Administrative Council of the Brazilian National Research and Education Network, RNP (2007-2009). His research interests include future Internet, optical networks, wireless networks, multicast, quality of service (QoS) and quality of experience (QoE).