Blockchain/DLT

Introdução:
Blockchain/Tecnologia de registro distribuídos (DLT - distributed ledger technology) funciona como um livro de registros, aberto e descentralizado, que permite a realização confiável e segura de qualquer transação entre duas ou mais pessoas, sem a necessidade de intermediários, através da Internet. Por ser uma tecnologia disruptiva, ela torna possível cortar custos, economizar tempo, melhorar a eficiência, aumentar a governança, além de gerar oportunidades de mercado, ou seja, revolucionar o cenário que conhecemos e estamos habituados.

Objetivos:
Criar um ambiente propicio para a adoção da tecnologia na própria area de Redes de Computadores e introduzir outras áreas de conhecimento que são impactadas por ela como Economia, Direito e Psicologia.

Metodologia:
Implantação de casos de uso da tecnologia em ambientes reais e criação de relações multidisciplinares com outros programas de pos graduação e entidades que possam levar a tecnologia para a comunidade não acadêmica, possibilitando um maior impacto social desta.

Infraestrutura:
Máquinas virtuais no datacenter do GERCOM e as redes publicas disponíveis como Ethereum e Bitcoin;