2010 - 2011 | UNIVERSalização do Conhecimento na Amazônia: Distribuição de Conteúdo em Áreas Rurais Isoladas (UNIVERSAR)

2010 - 2011 | UNIVERSalização do Conhecimento na Amazônia: Distribuição de Conteúdo em Áreas Rurais Isoladas (UNIVERSAR)

 

Descrição: O projeto “UNIVERSalização do Conhecimento na Amazônia: Distribuição de Conteúdo em Áreas Rurais Isoladas (UNIVERSAR)” visa estudar, implementar e validar soluções inovadoras de comunicação e serviços de inclusão social de baixo custo adaptados para prover o acesso participativo e a universalização do conhecimento na Amazônia. Este objetivo será alcançado através da cooperação e transferência de conhecimento e tecnologia entre instituições de ensino, grupos de pesquisa, governo, empresas, institutos de desenvolvimento sustentáveis e sociedade. As soluções de conectividade sem fio para zonas rurais, a integração/adaptação com redes (pontos de presença) já existentes, as aplicações de telemedicina, tele-educação, controle ambiental, entre outras, que serão especificadas e implantadas no âmbito de projeto ajudarão a aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região, bem como a economia, a educação e a saúde de populações isoladas. Novas linhas de pesquisa, recursos humanos e empresas de base tecnológica devem ser criadas para suprir às necessidades identificadas no projeto UNIVERSAR. As soluções propostas serão avaliadas e validadas através de técnicas de simulação (utilizando Opnet e/ou Network Simulator 2 (NS-2)), redes experimentais e protótipos laboratoriais.

Situação: Em Andamento

Natureza: Pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação (3) / Mestrado acadêmico (2) / Doutorado (2)

Integrantes: Antônio Jorge Abelém / Denis do Rosario / Allan Costa / Carlos Jean Quadros

Responsável: Eduardo Coelho Cerqueira

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq

Número de produções C,T & A: 3