2004 - 2007 SAPRA – Session-Aware Popularity-based Resource Allocation Project

Descrição: A distribuição e o controle do conteúdo multimédia para grupos de usuários são essenciais para o sucesso das redes de próxima geração. Este projeto foi uma parceria entre a Universidade de Coimbra – Laboratório de Comunicação e Telemática (Coimbra – Portugal) e a NTT DoCoMo Euro-labs (Munique – Alemanha) teve como objetivo o desenvolvimento de um protocolo para controle de sessões multi-usuário de tempo real para redes de próxima geração. O protocolo segue a abordagem receiver-driven e source-initiation e foi desenvolvido seguindo o modelo proposto pelo Next Step for Signaling (NSIS) Working Gruop. O resultado deste trabalho foi adaptado para a Quality of Service Architecutre for for Mobile Multicast Multimedia Services (Q3M) architectura e publicado em conferências e workshops internacionais.The goals and contributions of this project are: (i) To develop and evaluate a signalling protocol named Session-Aware Popularity-based Resource Allocation (SAPRA) that increases per-receiver satisfaction. The proposed protocol will provide inter-session and intra-session fairness. The protocol also includes a punishment function and a resource utilization maximization function; (ii) To propose to study a receiver-driven adaptive mechanism named SAPRA Adaptive Mechanism (SAM) that controls the reception quality reacting to losses and to reports about the rate sustained by the network; (iii) To study and develop a simple pricing model for multimedia multicast sessions to be used with SAPRA; (iv) To deploy a prototype of SAPRA and SAM and evaluate its performance in a heterogeneous test-bed, including a mobile scenario.

Natureza: Pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação (0); Mestrado acadêmico (2); Doutorado (3);

Integrantes: Eduardo Coelho Cerqueira; Augusto J Venâncio Neto; Marilia Curado; Edmundo Monteiro (Responsável); Paulo Mendes; Luis Veloso; Tiago Sousa; Vasco Pereira

Financiador(es): Fundação para a Ciência e a Tecnologia-FCT

Número de produções C,T & A: 2/