Antônio Abelém

É doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). É professor titular da Universidade Federal do Pará (UFPA). Faz parte do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação desta instituição desde a criação do mesmo. É associado e conselheiro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atua como membro do comitê do programa e revisor de conferências, workshops e periódicos nacionais e internacionais. É membro do IEEE e representante da UFPA junto ao Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC). Coordena o Grupo de Pesquisa em Redes de Computadores e Comunicação Multimídia - GERCOM (http://www.gercom.ufpa.br/) (cadastrado no cnpq), a partir do qual coordena e participa de diversos projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico no âmbito regional, nacional e internacional. Ocupou o cargo de diretor-presidente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), a partir da inauguração do mesmo em 2010 até dez/2018, sendo um dos responsáveis pela estruturação, implantação e gestão do parque. Contribui com a criação e estruturação do sistema paraense de inovação, para incentivar o empreendedorismo inovador, o desenvolvimento de empresas de base tecnológicas e, consequentemente, o desenvolvimento sustentável do Estado do Pará e da Amazônia. Foi um dos mentores e coordenador técnico do projeto da Rede Metropolitana de Belém (MetroBel) e hoje é o atual coordenador administrativo desta Rede. Atua nas áreas de sistemas de apoio à inovação e de ciência da computação, com ênfase em redes de computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: internet do futuro, redes definidas por software, redes sem fio, modelagem e análise de desempenho, arquitetura TCP/IP, multicast, Qualidade de Serviço (QoS), Qualidade de Experiência (QoE), segurança e gestão da inovação.