Antônio Abelém

É doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). É professor efetivo, nível associado, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Faz parte do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação desta instituição desde a criação do mesmo. Desde 2010 ocupa o cargo de diretor-presidente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, parceria da Universidade Federal do Pará ? UFPA com o Governo do Estado, sendo um dos responsáveis pela implantação do parque. É associado e diretor de eventos e comissões especiais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É editor chefe da Revista Brasileira de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Atua como membro do comitê do programa e revisor de conferências, workshops e periódicos nacionais e internacionais. É membro do IEEE e representante da UFPA junto ao Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC). Coordena o Grupo de Pesquisa em Redes de Computadores e Comunicação Multimídia - GERCOM (http://www.gercom.ufpa.br/) (cadastrado no cnpq), a partir do qual coordena e participa de diversos projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico no âmbito regional, nacional e internacional. Foi um dos mentores e coordenador técnico do projeto da Rede Metropolitana de Belém (MetroBel) e hoje é o atual coordenador administrativo desta Rede. Atua nas áreas de sistemas de apoio à inovação e de ciência da computação, com ênfase em redes de computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: internet do futuro, redes definidas por software, redes sem fio, mobilidade, arquitetura TCP/IP, multicast, Qualidade de Serviço (QoS), Qualidade de Experiência (QoE) e segurança.

Rua Igarapé Tucunduba - Universitário, Belém-PA, CEP: 66075-123